Lula cobra da ONU mais atenção para a região centro-americana

Lula cobra da ONU mais atenção para a região centro-americana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou hoje (28) da Organização das Nações Unidas (ONU) que observe mais a região centro-americana e preste atenção nas mudanças ocorridas na área. Lula fez o apelo durante o almoço oferecido ao presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, no Itamaraty.

“A ONU deve interessar-se mais pelas transformações em curso na nossa região, onde florescem projetos democráticos para a incorporação de maiorias historicamente excluídas. Ela própria deve reformar-se com vistas a superar flagrante desequilíbrio na representação entre Estados em seu Conselho”, disse Lula, olhando na direção de Ortega.

O presidente brasileiro afirmou que é necessário aumentar as exportações de produtos nicaraguenses ao Brasil na busca de equilibrar as trocas comerciais e presenteou Ortega com um livro. Segundo Lula, o livro ensina como exportar para o Brasil.

Lula citou também a importância de se construir um acordo abrangente entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Sistema de Integração Centro-Americana (Sica). “Pretendemos impulsionar essa negociação durante a presidência brasileira do Mercosul, que assumiremos nos próximos dias”, disse Lula.

Daniel Ortega retribuiu a colaboração de Lula elogiando a atuação do brasileiro no cenário político internacional. Segundo o presidente da Nicarágua, Lula, ao negociar um acordo de paz envolvendo o Irã, tentou evitar o agravamento de uma crise. Ex-guerrilheiro, que ajudou a derrubar o ex-ditador da Nicarágua Anastasio Somosa em 1979, Ortega disse que o mundo deve se unir para buscar a paz.

Para o presidente da Nicarágua, o mundo deve se esforçar para vencer vários desafios desde a manutenção da paz até o combate à pobreza e o fortalecimento regional, no caso dos países das Américas do Sul e Central

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições