MENU

Lula defende constituinte para debater reforma política

Lula defende constituinte para debater reforma política

Atualizado: Sexta-feira, 27 Maio de 2011 as 4:41

Em reunião com dirigentes de centrais sindicais, O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a realização de uma Constituinte exclusiva para debater a reforma política. Sem entrar em detalhes, Lula disse aos presidentes das entidades que este recurso poderia ser usado se o Congresso não chegar a um consenso sobre as propostas de mudanças na lei eleitoral.

Lula também solicitou a realização de uma grande plenária com representantes dos movimentos sociais e centrais sindicais para debater o assunto.

Na conversa, Lula voltou a defender o voto em lista fechada, financiamento público de campanha e a coincidência das eleições para que não haja um pleito a cada dois anos. O ex-presidente não falou com a imprensa. O teor da reunião foi transmitido pelos sindicalistas.

"O presidente acha que a Constituinte deveria ser acionada caso o Congresso não consiga fechar uma proposta ampla para a reforma política", disse Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical e deputado federal (PDT-SP).  

veja também