Lula desembarca em Salvador para inaugurar obras de restauração

Lula desembarca em Salvador para inaugurar obras de restauração

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

O presidente Luis Inácio Lula da Silva desembarca nesta segunda-feira, 25 de maio, por volta das 14h, na capital baiana. Às 15h, juntamente com o governador Jaques Wagner, o presidente entrega as obras de restauração dos prédios históricos do quarteirão Leite Alves, na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano.

Lula, o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade e o governador retornam à capital baiana às 20h para o lançamento do 3º Festival Mundial de Artes Negras (Fesman) no Brasil e um selo postal em homenagem à capoeira e aos mestres capoeiristas. As atividades fazem parte da programação especial em homenagem ao Dia da África, nesta segunda-feira, dia 25.

Obras de restauração

Com recursos que chegam a aprozimadamente R$ 8 milhões, as obras da UFRB foram licitadas e fiscalizadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), da Secretaria Estadual de Cultura através do programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)/Ministério da Cultura.

Cachoeira é a cidade brasileira que mais recebe recursos do Monumenta para restauração do patrimônio edificado. Serão investidos R$ 36 milhões até o final do programa.

Além da UFRB, são restaurados em Cachoeira cerca de 80 imóveis públicos, privados e monumentos tombados pelo Iphan, como o Conjunto da Ordem do Carmo, a Igreja Matriz de N.S. do Rosário, as igrejas do Monte e Rosarinho, a capela da Ajuda, a casa de Ana Nery, os antigos Fórum e Arquivo Público Municipal, entre outras edificações. Antes da restauração, mantinham-se em pé apenas fachadas e algumas alvenarias das edificações no Quarteirão Leite Alves.

O evento de inauguração das obras de restauração serão trasmitidos ao vivo, a partir das 15h, no site da Agecom e no twitter.

Cachoeira, Lençóis e Salvador

Além de Cachoeira, outros prédios históricos nas cidades de Lençóis, na Chapada Diamantina e em Salvador também serão restaurados através do Programa Monumenta.

Em Salvador, o programa é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder)/Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, na recuperação da 7ª etapa do Centro Histórico. O programa também prevê financiamento para restauração de imóveis particulares através de editais públicos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições