Lula é homenageado pela Câmara Portuguesa em São Paulo

Lula é homenageado pela Câmara Portuguesa em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (22) uma homenagem durante o evento comemorativo dos 90 anos da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, em São Paulo. Em seu discurso, o presidente fez um balanço positivo das relações entre Brasil e Portugal durante o seu governo, e deixou claro que os brasileiros aprenderam com os portugueses a arte de solucionar conflitos.

"A gente pode até ter alguma crítica a Portugal, mas foi com os portugueses que nós aprendemos. Preferimos um bom acordo do que uma pequena guerra", disse o presidente.

Lula afirmou ainda que a língua portuguesa é um fator de união entre os dois países e ressaltou a importância regional estratégica que Portugal tem na Europa e o Brasil na América Latina.

O presidente disse que o Brasil tem grande potencial como produtor de commodities, mas também tem obtido destaque como país industrilizado. "Temos que olhar para o Brasil e longo e médio prazo.  Nós seremos imbatíveis quando o mundo precisar comer mais. Finalmente, aquilo que eu ovia quando eu era pequeno,  o Brasil resolveu se transformar no celeiro do mundo", disse. No entanto, o presidente lembrou também da evolução da indústria petrolífera e naval. "Não precisamos mais importar", afirmou.

Lula elogiou os investimentos portugueses no Brasil, e disse que incentiva empresas brasileiras a investirem em Portugal.

"Me orgulho de convencer empresas a aumentar seus investimentos em Portugal. Da mesma forma que tenho trabalhado a vinda de empresas brasileiras para o Brasil", finalizou o presidente.

Por: Roney Domingos

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições