Lula e Naruhito destacam oportunidades de investimento e relações entre Brasil e Japão

Lula e Naruhito destacam oportunidades de investimento e relações entre Brasil e Japão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Lula e Naruhito destacam oportunidades de investimento e relações entre Brasil e Japão

O lançamento de uma moeda e de um selo comemorativo dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil marcou nesta quarta-feira, 18 de junho, a visita do príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a solenidade, no Palácio do Planalto, também foram entregues medalhas a personalidades que contribuíram para aprimorar as relações entre os dois países.

Lula aproveitou a ocasião para falar das novas oportunidades de investimentos no Brasil nos setores de infra-estrutura, siderúrgico, eletroeletrônico e automobilístico, lembrando que o país foi beneficiado por grandes investimentos japoneses em décadas passadas. "Temos todas as condições para lançar parcerias com ambição maior do que aquelas do passado. A diferença é que, agora, também passamos a investir no Japão", afirmou o presidente, em discurso.

Como exemplos de novas frentes de parceria, citou o desenvolvimento do sistema de TV digital, com tecnologia japonesa, e as perspectivas de trabalho conjunto em matéria de biocombustíveis.

Tanto Lula quanto Naruhito rememoraram a chegada dos primeiros japoneses ao Brasil no mesmo dia 18 de junho, porém, de 1908. Naquela data, o navio Kasato Maru atracou no Porto de Santos, em São Paulo, com 165 famílias japonesas que foram distribuídas em fazendas paulistas para trabalhar na lavoura de café.

"Os japoneses que aqui chegaram com esperança no futuro ajudaram a construir o Brasil", destacou o presidente. O príncipe Naruhito, por sua vez, lembrou as dificuldades enfrentadas pelos primeiros imigrantes, por causa das diferenças culturais e do idioma, e agradeceu a acolhida calorosa do povo e do governo brasileiros.

"É muito encorajador o fato de que a comunidade nikkei [denominação dada, em língua japonesa, para descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior] no Brasil ultrapassa 1,5 milhão de pessoas e que muitos nikkeis conquistaram posições consolidadas em vários setores", disse o príncipe. O Brasil abriga a maior comunidade japonesa no exterior.

O Japão, por sua vez, conta com a terceira maior comunidade de brasileiros no exterior - cerca de 300 mil pessoas. "O sonho desses brasileiros que moram no Japão é exatamente o mesmo dos japoneses que vieram ao Brasil há 100 anos: a busca da felicidade e a vontade de vencer. Querem se integrar e contribuir para o progresso do Japão", ressaltou o presidente Lula.

De acordo com o Itamaraty, estão em negociações acordos políticos em áreas como educação e previdência social, justamente para facilitar a integração dos brasileiros que vivem no Japão.

Para comemorar os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, o príncipe herdeiro visita, além de Brasília, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Em Brasília, Naruhito também esteve no Senado e na Câmara dos Deputados.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições