Lula e primeira-dama participam de Censo 2010

Lula e primeira-dama participam de Censo 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Marisa Letícia, foram entrevistados nesta segunda-feira (2) no Palácio da Alvorada por técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo 2010. O casal respondeu ao questionário simplificado, que tem 25 perguntas.

Durante cerimônia de sanção da lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos, no Itamaraty, o presidente pediu para que a população receba os recenseadores.

"Não é para ninguém ficar com medo quando chegar um homem ou uma mulher e bater na sua porta. Eles vão estar usando um crachá imenso e uma blusa do IBGE. Fui entrevistado hoje e espero que a gente contribua para saber, em novembro, quantos somos nós", disse.

Pela manhã, no programa de rádio "Café com o presidente", Lula também pediu aos brasileiros que respondam de "forma verdadeira" aos questionários – além do simplificado, há o questionário de amostra, com perguntas mais detalhadas sobre as condições de habitação do entrevistado, renda, religião, deficiência física ou mental, migração, estado civil, fecundidade, educação, trabalho, entre outras.

O Censo 2010 tem como objetivo fazer uma espécie de retrato da população brasileira. Os dados coletados, como saneamento e grau de escolaridade nas diferentes regiões do país, podem orientar políticas públicas.

"O mapeamento é uma fotografia do país, da situação socioeconômica, da situação social, se melhorou a questão de energia elétrica, se melhorou a questão da conquista de produtos dentro das casas brasileiras", disse Lula no programa de rádio.

O Censo 2010 começou neste domingo (1º) e vai até o dia 31 de outubro. O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, que estava no recenseamento do presidente, disse que Lula gravou uma mensagem sobre a importância do trabalho. A mensagem deve ir ao ar em cadeia nacional de rádio e televisão em breve.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições