Lula inicia domingo viagem a três países

Lula inicia domingo viagem a três países

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Lula inicia domingo viagem a três países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca no próximo domingo, 12 de outubro,  para viagem de seis dias à Espanha, Índia e Moçambique. Um dos compromissos será uma reunião com o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, para discutir um acordo entre Mercosul e União Européia.

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach,o presidente Lula entende que acordos entre blocos econômicos podem servir para reduzir os prejuízos da atual crise financeira internacional. “A conclusão de acordos desse tipo é sempre benéfica, sobretudo em momentos de crise em que é necessário usar todas as oportunidades para incrementar o comércio”, disse Baumbach.

Lula irá a Toledo, na Espanha, onde se encontrará com Zapatero, para receber o 1º Prêmio Internacional Don Quixote de La Mancha, concedido a personalidades e instituições que estimularam a difusão da língua espanhola. O presidente brasileiro foi escolhido por ter incluído o ensino do espanhol no currículo das escolas.

Depois, Lula segue para Nova Délhi, na Índia, para participar da 3ª Cúpula do Ibas - grupo formado por Índia, Brasil e África do Sul. Serão firmados nove acordos para aprofundar a cooperação trilateral nas áreas de meio ambiente, turismo, ciência e tecnologia, transporte marítimo e aviação civil.

Já em Maputo, capital de Moçambique, o presidente inaugurará escritório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no setor de retrovirais, fábrica de bolas e também uma unidade móvel do Serviço Social da Indústria (Sesi) direcionada à culinária moçambicana.

A produção de biocombustíveis e operações de crédito e financiamento também integram a pauta de negociações do presidente brasileiro com o governo de Armando Emílio Guebuza.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições