Lula vai a Portugal para Cúpula Luso-Brasileira

Lula vai a Portugal para Cúpula Luso-Brasileira

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, se reúnem nesta quarta-feira na 10ª Cúpula Luso-Brasileira em Lisboa, 19 anos depois da primeira edição do encontro, realizada em Brasília.

O brasileiro iniciará sua breve visita a Portugal, de pouco mais de seis horas, com uma reunião com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, previsto para as 17h30 (13h30 de Brasília).

Posteriormente, Lula participará da entrega do Prêmio Camões 2009 - o principal prêmio de língua portuguesa - e, em seguida, se reunirá com o primeiro-ministro Sócrates no Palácio das Necessidades. Após a conversa, começará a sessão plenária da cúpula, com a cerimônia de assinatura de acordos.

Os assuntos a serem tratados entre os dois países serão projetos nas áreas de ciência e tecnologia e energias renováveis, assim como a cooperação com os países de língua portuguesa, principalmente no setor da energia.

Além disso, o governo português espera que haja uma aproximação bilateral para futuros negócios de empresários portugueses no Brasil relacionados à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Também serão abordados assuntos do âmbito cultural, tais como a adoção do chamado Plano de Ação para a Promoção, Difusão e Projeção da Língua Portuguesa, que defende a incorporação deste idioma como língua de documentação das Nações Unidas.

Lula voltará nesta mesma noite ao Brasil após um jantar oferecido por José Sócrates, encerrando uma viagem iniciada na semana passada e que o levou também a Rússia, Qatar, Irã e Espanha.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições