Lula vai definir sucessão no comando da Receita

Lula vai definir sucessão no comando da Receita

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne hoje, 15 de julho, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para definir o novo secretário da Receita Federal. Supostamente demissionária há alguns dias, Lina Vieira recebeu ontem a solidariedade dos dez superintendentes, que fizeram um movimento de pressão para influir na indicação do sucessor. "O presidente nunca será prisioneiro de corporação", disse um assessor do Planalto, indicando que Lula não valida a pressão dos sindicalistas que ocupam postos-chave na Receita Federal.

Os dez superintendentes da Receita se instalaram ontem em uma sala próxima do gabinete de Lina e definiram o texto de um documento, que não foi divulgado, de apoio à secretária. Eles passaram o dia recolhendo dados dos resultados dos trabalhos de fiscalização do órgão este ano. Focaram, principalmente, a compensação de créditos de tributos. O levantamento será apresentado hoje a Mantega.

Foi justamente a aposição da Receita à compensação de R$ 4 bilhões de créditos tributários da Petrobras que pôs Lina em rota de colisão com o ministro, levando à sua suposta demissão. A decisão da oposição de convocar Lina para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, mesmo na condição de ex-secretária, e a demora de Mantega em oficializar a demissão deram munição para a corporação armar a defesa da dirigente do Fisco. "No serviço público, demissão é só no Diário Oficial", disse um dos superintendentes.

Os superintendentes tentam reverter a suposta demissão da secretária, confirmada apenas nos bastidores pelo Palácio do Planalto e por assessores da Fazenda. Se não conseguirem, exigem participação na escolha do sucessor. Eles querem evitar a escolha de alguém ligado ao grupo do ex-secretário Jorge Rachid. Pelo menos dois adjuntos de Rachid figuram na lista dos candidatos ao cargo: o atual presidente do Conselho de Contribuintes, Carlos Alberto Barreto, e o diretor da Dívida Ativa da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Paulo Ricardo Cardoso. Todos os superintendentes foram nomeados por Lina e a maioria é ligada ao movimento sindical.

Quase 96 horas depois do vazamento da suposta demissão, Mantega, mais uma vez, não quis comentar o assunto na entrevista coletiva sobre o relatório da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Mantega não confirmou nem negou a demissão de Lina. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições