Mãe que disse ter encontrado bebê na lixeira responderá em liberdade

Mãe que disse ter encontrado bebê na lixeira responderá em liberdade

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:32

A empregada doméstica que disse ter encontrado um recém-nascido em uma lixeira em Botucatu, no interior de São Paulo, vai responder em liberdade por falsa comunicação de crime, segundo informou a delegada Simone Alves Firmino Sampaio, da Delegacia da Mulher do município, nesta quinta-feira (28). A mulher, que escondeu a gravidez da família, fingiu não ser a mãe do bebê e declarou à polícia tê-lo encontrado na madrugada desta quarta .

Posteriormente, Jocelene Veloso Schott, de 33 anos, confessou ter dado à luz a criança momentos antes de comunicar à polícia. “Ela não chegou a colocar o bebê na lixeira. Ela disse que teve o bebê no banheiro da casa, cortou o cordão umbilical e o envolveu em um lençol. Ela não responde por abandono de incapaz, porque o abandono não existiu”, afirmou. O crime de falsa comunicação de crime prevê pena de até seis meses de detenção.  

O Conselho Tutelar quer que criança seja  encaminhada para a adoção ainda no hospital. A mãe alega não ter condições financeiras de ficar com o menino. “Em nenhum momento, ela demonstrou interesse em ficar com a criança. Ela me pareceu uma mulher muito fria. Não demonstrou afetividade alguma”, declarou a delegada. O pai do bebê, segundo a doméstica, foi morto.

A criança que apresentou um quadro de hipotermia foi encaminhada ao Hospital da Faculdade de Medicina da Unesp. O Conselho Tutelar de Botucatu espera que o recém-nascido seja adotado ainda no hospital. João Pedro, como foi chamado pelos enfermeiros, seguia internado na manhã desta quinta-feira sem previsão de alta.

Calçada

Jocelene acionou a polícia dizendo ter encontrado o bebê no lixo e, inclusive, conversou com a equipe de reportagem da TV Tem, afiliada da TV Globo, contando detalhes sobre o ocorrido. A criança foi levada para o pronto-socorro ainda com o cordão umbilical.

Antes de confessar ser a mãe, ela contou que encontrou o menino por volta da 1h em uma lixeira. Ela disse que ouviu um barulho, foi até a calçada e viu que algo se mexia. Ela afirmou ainda que levou o bebê para dentro de casa e chamou a polícia. O recém-nascido é o quarto filho de Jocelene. Segundo a polícia, ela contou que fez o parto sozinha, dentro de casa. A mulher vai responder a processo criminal por falsa comunicação de crime. A pena pode chegar a seis meses de prisão.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições