MENU

Mais 5 cidades de Minas decretam emergência devido à chuva

Mais 5 cidades de Minas decretam emergência devido à chuva

Atualizado: Sábado, 15 Janeiro de 2011 as 11:12

Somente na tarde desta sexta-feira mais cinco cidades mineiras decretaram situação de emergência devido à chuva. O número de municípios que pediram ajuda ao governo no Estado já chega a 79.

A situação é mais grave no Sul de Minas, região próxima ao Estado do Rio de Janeiro. É lá que estão duas das cinco cidades que decretaram emergência hoje: Aiuruoca e Careaçu. As duas reportaram inundações causadas pelas chuvas que caem em Minas Gerais nas últimas semanas. Choveu forte na região nesta sexta.

Miradouro, que também reportou inundações, fica em outra região muito atingida pelos temporais, a Zona da Mata mineira. As outras duas cidades que decretaram emergência são Lagamar, no Noroeste do Estado, e Açucena, na região do Vale do Rio Doce. Em Açucena houve deslizamento de terra, mas não há notícia de feridos.

Das 79 cidades que decretaram emergência nessa temporada de chuvas, apenas 11 tiveram a situação homologada pela Defesa Civil mineira. Em outras seis, a emergência foi reconhecida --trata-se de um estágio anterior à homologação. O órgão ainda analisa a situação de 45 cidades e, em 17, o decreto foi arquivado.

Ter a situação de emergência homologada garante aos municípios acesso a ajuda e recursos dos governos estadual e federal.  

veja também