Mais de 120 presos não retornam após saída de fim de ano no Pará

Mais de 120 presos não retornam após saída de fim de ano no Pará

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

istema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). O balanço foi divulgado na quinta-feira (6) e contabiliza detentos da capital e do interior do estado.

Segundo a Susipe, os presos que não retornaram são considerados foragidos e a ação pode ser punida com a regressão de regime de pena. Os detentos foragidos são procurados por autoridades policiais locais.

Os presos da Região Metropolitana de Belém saíram para a licença no dia 25 de dezembro, com retorno marcado para 1° de janeiro. Já os internos do interior foram liberados no dia 24 de dezembro e, dependendo do juiz de cada comarca, tinham o retorno marcado para os dias 2, 3 ou 4 de janeiro.

Índice elevado

Desde o ano de 2008, segundo a Susipe, esse foi o maior índice de não retorno já registrado. Em 2008, dos 801presos que obtiveram o benefício da saída temporária, 101 (12%) não retornaram. Em 2009, o índice foi de 9%: dos 826 detentos que deixaram o sistema penitenciário, 81 não voltaram.

A Susipe avalia a possibilidade de, nos próximos anos, realizar o monitoramento dos presos por meio do uso de tornozeleiras ou pulseiras eletrônicas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições