Mais de 138 mil eleitores faltosos podem perder o título de eleitor no RJ

Mais de 138 mil eleitores faltosos podem perder o título de eleitor no RJ

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:49

A dez dias do final do prazo para eleitores faltosos evitarem o cancelamento do título de eleitor, apenas 1,62% dos 140.339 em situação irregular foram o Tribunal Regional Eleitoral do Rio. Eles estão entre os que faltaram três turnos de eleição consecutivos e não justificaram. Quem não regularizar a situação, em sua zona eleitoral, até o dia 14 de abril terá o título cancelado.

Segundo o TRE, o cancelamento do título impede o eleitor de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar em concorrência pública ou administrativa, obter empréstimos em bancos oficiais e tomar posse em cargo público, caso seja aprovado em concurso.

O processo de atualização cadastral ocorre sempre no ano seguinte às eleições. Em 2009, 57.488 títulos foram cancelados, quando esses eleitores completaram três faltas consecutivas e sem justificativa nas eleições municipais de 2008.

Informações

Para maiores informações sobre como regularizar a situação, os eleitores podem procurar o Serviço de Unidade de Atendimento ao Eleitor, na sede do TRE no Rio (Avenida Presidente Wilson 198, Centro), através dos telefones (21) 3513-8145 e 2524-8443 ou através dos sites do Tribunal Superior Eleitoral ou do Tribunal Regional Eleitoral. Neles, o internauta pode localizar o endereço de sua zona eleitoral e se dirigir a ela com carteira de identidade e comprovante de residência. Não é necessário levar o título de eleitor.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições