Mais de 150 kg de material já foram retirados de áreas atingidas por óleo

Mais de 150 kg de material já foram retirados de áreas atingidas por óleo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

Mais de 150 kg de material foram recolhidos das praias da Região dos Lagos que apareceram com manchas de óleo entre segunda (9) e terça-feira (10). O local foi atingido por um vazamento do produto no domingo, mas técnicos ainda não identificaram a origem do vazamento. A Capitania dos Portos suspeita de que o óleo tenha vindo de navios que passaram pela região.

O trabalho de limpeza está adiantado, mas, de acordo com o superintendente regional do Inea, Túlio Vagner, as equipes continuam trabalhando até o fim de semana, para, segundo ele, refinar a retirada de todos os resíduos.

“Com a nossa integração nós conseguimos minimizar esses problemas, que já eram de baixo impacto, mas obviamente traziam problemas sérios para nossa população”, afirmou ele.

Na Praia do Forte, em Cabo Frio, equipes concluíram o trabalho na manhã de terça-feira. Na Prainha, em Arraial do Cabo, a faixa de areia também já voltou ao normal.

Técnicos do Instituto estadual do Ambiente (Inea) e representantes do Ministério Público estadual foram, na terça-feira (10), ver de perto as consequências do despejo de óleo nas praias.

Promotores do MP estadual acompanharam a visita em duas praias. Eles estudam a possibilidade de instaurar um procedimento investigativo para se apurar a responsabilidade do vazamento.

“Possivelmente vamos instaurar um inquérito civil público para apurar a responsabilidade de quem causou esse dano ambiental e buscar também a forma de recuperar o dano ambiental caso efetivamente fique comprovado”, explicou o promotor André Morais.

O Ministério Público Federal também está acompanhando o caso .

Postado por: Thatiane de Souza Silva

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições