Mais de 16 mil vivem em áreas de risco no litoral paulista, diz estudo

Mais de 16 mil vivem em áreas de risco no litoral paulista, diz estudo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

A Serra do Mar paulista, região que engloba alguns dos municípios do estado mais vulneráveis a deslizamento de terra, como Caraguatatuba, Cubatão, São Sebastião, Ubatuba, São Vicente, Santos e Guarujá, ainda tem pelo menos 16 mil pessoas vivendo em áreas de risco geológico. Os dados, que consideram apenas as famílias que moram no interior do Parque Estadual da Serra do Mar, foram levantados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) a pedido do governo do Estado. Desde 2007, o governo tem um plano de remoção da população que vive na região e nesta terça-feria (18) anunciou que vai retirar todas as pessoas até julho do ano de 2012.

Os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, os maiores palcos da tragédia que matou 710 pessoas no Rio de Janeiro, localizam-se na parte fluminense da Serra do Mar. Na porção paulista, a maioria das famílias que mora em áreas de risco está em Cubatão. São cerca de 3.800 (pouco mais de 15 mil pessoas), que ocupam três núcleos principais na encosta da serra. Outras 140 vivem nos demais 22 municípios que integram o parque estadual.

Atualmente, há 3.600 casas em construção em Cubatão, e as mudanças devem ocorrer conforme os prédios fiquem prontos. Outras 960 serão levadas a edifícios na Baixada Santista. Já deixaram as áreas de risco 757 famílias. Serão investidos mais de R$ 1 bilhão até 2012.

"As duas partes da Serra do Mar são formadas por rochas antigas, com relevo íngreme, que dificultam a formação do solo e ficam mais sujeitas a deslizamentos de terra. A parte fluminense, no entanto, é mais povoada e íngreme, o que potencializa os desastres", afirma o coordenador do Instituto Geológico, Paulo Fernandes da Silva, que presta assessoria técnica à Defesa Civil do Estado de São Paulo. "Mas a parte paulista também é vulnerável, como vimos pelo desastre de 1967 em Caraguatatuba".    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições