MENU

Mais de 20 cidades de MT fazem aniversário nesta sexta-feira

Mais de 20 cidades de MT fazem aniversário nesta sexta-feira

Atualizado: Sexta-feira, 13 Maio de 2011 as 9:41

Várias cidades mato-grossenses comemoram nesta sexta-feira(13) o aniversário de emancipação política. São 23 municípios que foram criados no mesmo dia, mês e ano.

No 13 de maio de 1986 foram criadas as cidades de: Tangará da Serra, pólo de desenvolvimento no sudoeste do Estado, Nova Olímpia, uma das principais produtoras de cana-de-açúcar em Mato Grosso. Indiavaí, Comodoro, Porto Esperidião e Reserva do Cabaçal também comemoram aniversário na região.

No sul e sudeste do estado, outros municípios também comemoram a emancipação política, como Primavera do Leste, Pedra Preta, Novo São Joaquim e Alto Taquari.

Na região do Araguaia, os aniversariantes são Campinápolis, Cocalinho, Vila Rica, Porto Alegre do Norte e São Félix do Araguaia, famosa pelas belas praias e por ser a cidade onde o religioso espanhol Dom Pedro Casaldáliga escolheu para morar, desenvolver trabalhos comunitários e fazer história.

No norte e médio-norte, os municípios que estão em festa hoje são: Marcelândia, que tem como base econômica a indústria madeireira e a agropecuária, Sorriso, cidade que tem a maior produção de grãos do país, Terra Nova do Norte e ainda: Itaúba, Vera, Nova Canaã do Norte, Novo Horizonte do Norte e Peixoto de Azevedo.

Com exceção de São Félix, Pedra Preta e Tangará da Serra, todas as outras cidades foram emancipadas no mesmo dia, mês e ano. Também foram emancipadas em 13 de maio de 1986 as cidades de Guarantã do Norte, Figueirópolis d'Oeste, Araguaiana e Paranaíta. Mas nesses quatro municípios hoje não é feriado, porque o aniversário da cidade é comemorado em outra data.        

veja também