Mais de 29 milhões de trabalhadores não contribuem para a Previdência

Mais de 29 milhões de trabalhadores não contribuem para a Previdência

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Mais de 29 milhões de pessoas na faixa de 16 a 59 anos, entre a população que trabalha, estão fora do Regine Geral da Previdência Social. Ou seja, não contribuem para a Previdência.

No total, das 82,47 milhões de pessoas que trabalham, 38,89 milhões contribuem para a Previdência. Os dados foram divulgados na terça-feira, 21 de outubro, pelo Ministério da Previdência Social, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad) 2007, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre estes trabalhadores, 15 milhões poderiam estar contribuindo para a previdência. Os dados também mostram que grande parte deste grupo é composto por trabalhadores autônomos (6,87 milhões), seguido dos empregados sem carteira, que representam 6,48 milhões.

O ministério destaca que grande parte dos trabalhadores autônomos e informais ganha entre um e dois salários mínimos, o que representa 50,37% do total de pessoas que poderiam contribuir para a previdência. Destes, 24,21% trabalham no comércio, seguido dos trabalhadores da construção civil, que são 16,47%.

Os dados também mostram que, dos 19,95 milhões de idosos, 16,08 milhões recebem benefícios da previdência. Grande parte dos que recebem benefícios está no estado do Piauí, seguido do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições