Mais de 3,8 mil raios caíram no Distrito Federal em outubro de 2011

Mais de 3,8 mil raios caíram no Distrito Federal em outubro de 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:21

Apenas em outubro deste ano, caíram 3.868 raios no Distrito Federal. Entre os dias 26 e 31 de outubro, foram 1.365 raios na capital federal. A estimativa é do grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em média, são registrados por ano 40 mil raios no DF, principalmente nos meses de novembro, dezembro e janeiro, que coincide com o período chuvoso.

Cerca de 30 pessoas morrem, por ano, atingidas por raios no Brasil. De acordo com o instituto, 90% das mortes causadas por raios poderiam ser evitadas se as pessoas tivessem mais informações sobre como se proteger.

Na última semana, dois adolescentes morreram ao serem atingidos por um raio enquanto jogavam bola em Águas Lindas de Goiás , no Entorno do Distrito Federal. No momento da descarga elétrica, chovia muito forte e os dois garotos estavam descalços.

O professor de Física Marcus Vinícius Queiroz alerta para nuvens escuras em tempestades. “Percebeu que vai acontecer uma tempestade, tenta ir para casa, procurar lugares mais baixos, menos descampados, evitar por exemplo ficar próximo de árvores e de postes de alta tensão”, explicou.

Segundo o meteorologista do Inmet, Maoel Rangel, o período chuvoso no DF mal começou. “O período chuvoso mesmo por aqui é no verão e a característica do verão é esta: grande parte do dia com sol e ao final da tarde chuva forte”, disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições