Mais de 4 mil quilos de pasta base são apreendidos este ano em MT

Mais de 4 mil quilos de pasta base são apreendidos este ano em MT

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

Quatro mil e duzentos quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos em Mato Grosso este ano. O total representa 30% do que foi apreendido desse tipo de droga no país, de acordo com o Ministério Público Estadual. Com uma vasta área de fronteira com a Bolívia, o estado tornou-se a principal porta de entrada para os entorpecentes que deixam o país vizinho com destino ao território brasileiro. Por ar e terra, a droga tem avançado pelas fronteiras.

De acordo com o promotor público Marco Aurélio de Campos, diferentes estratégias têm sido utilizadas pelos traficantes, como utilização de aeronaves. "Temos no estado uma situação complicada, onde a cocaína passa como de passagem para outros grandes centros consumidores, mas que naturalmente também deixa uma parte da droga para consumo da população mato-grossense", declarou.   A extensão territorial entre Mato Grosso e a Bolívia é de 983 quilômetros, sendo 750 quilômetros de área seca e 233 quilômetros alagados. Vinte e oito municípios estão inseridos na região fronteirícia. A fiscalização na região é de responsabilidade do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron). No entanto, o comandante da corporação, tenente-coronel Antônio Mário Ibanez, diz que o efetivo ainda é considerado pequeno.

"Está muito aquém do que poderíamos considerar próximo do ideal. O Gefron hoje vem atuando muito forte, mas esse grupo ainda é muito pequeno", apontou. A polícia mapeou a rota utilizada pelos traficantes referente na hora de ingressar com a droga em Mato Grosso. De acordo com o Gefron, a pasta base é trazida em veículos ou a pé passando pelas cidades de Cáceres, Porto Espiridião, Vila Bela da Santíssima Trindade e Comodoro. De barco, entra também pelas cidades de Cáceres e Poconé. Aviões também arremessam o produto em terras indígenas na região de Nova Lacerda.

Pelas estradas, o volume de apreensão de drogas também chama a atenção. Quase uma tonelada já foi apreendida pela Polícia Federal e Rodoviária Federal neste ano.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições