Mais de 600 mil eleitores de MT devem passar por recadastramento

Mais de 600 mil eleitores de MT devem passar por recadastramento

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:38

Mais de 600 mil eleitores da baixada cuiabana devem passar pelo recadastramento eleitoral. O objetivo é recadastrar os eleitores para votarem através da urna biométrica. Para isso, um Termo de Cooperação será assinado nesta segunda-feira (20) entre Justiça Eleitoral e Governo para coletar os dados da população por meio da biometria.

Em Cuiabá votam cerca de 380 mil eleitores e os trabalhos de revisão biométrica na capital devem começar em agosto deste ano. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, em Cuiabá, o trabalho deve terminar em maio de 2012, permitindo que a eleição do próximo prefeito seja feita 100% de forma biométrica.

A urna biométrica usa a digital do eleitor na hora do voto e atualmente é uma das formas mais seguras de votar. A coleta de dados da população por meio da biometria (impressão digital dos dez dedos e fotografia especial) e o armazenamento em um banco de dados nacional serão disponibilizado para todos os estados brasileiros. Além de dar mais segurança ao voto, esses dados podem ajudar a elucidar crimes.

Com o Termo de Cooperação, a Justiça Eleitoral vai disponibilizar R$ 2,5 milhões que serão utilizados nas locações de imóveis para mutirões em pontos estratégicos das cidades. Já o Estado deve disponibilizar servidores para atender aos eleitores.

Nos demais municípios da baixada cuiabana, a revisão biométrica deverá ser realizada entre 2013 e 2014. Os eleitores desses municípios representam 32,39% do eleitorado de Mato Grosso.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições