Mais de 70 filmes perdidos do cinema mudo voltam aos EUA

Mais de 70 filmes perdidos do cinema mudo voltam aos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A Fundação Nacional para a Preservação do Filme (NFPF, na sigla em inglês) anunciou na última segunda-feira (7) o retorno aos Estados Unidos de 75 filmes do cinema mudo descobertos na Nova Zelândia depois de décadas durante as quais se achava que estavam perdidos.

O acervo cinematográfico foi encontrado em 2009 quando Brian Meacham, dos arquivos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana, visitou Steve Russell, diretor do arquivo cinematográfico da Nova Zelândia. Russell informou a Meacham que o arquivo neozelandês guardava dezenas de filmes americanos das primeiras décadas do século passado e que tinham ficado na Nova Zelândia porque, naqueles tempos, os estúdios consideravam que o frete de volta era muito caro.

Segundo a NFPF, pelo menos 75 desses filmes estão sendo devolvidos sistematicamente aos EUA, onde são preservados em cinco laboratórios. Por tratar-se de um processo caro, delicado e complicado, que será completado na medida em que o tempo e o orçamento permitirem, alguns estúdios como Sony e Fox estão bancando o transporte aos Estados Unidos dos filmes produzidos pelas companhias que foram suas antecessoras.

A NFPF já postou em seu site dois segmentos do filme The Sergeant, da Selig Polyscope Company, produzido em 1910. Um filme de um único rolo.

A produção mostra a presença militar americana no vale de Yosemite, no oeste dos Estados Unidos, antes da criação do Serviço de Parques Nacionais. Alguns dos filmes datam de 1898 e, segundo a NFPF, aproximadamente 70% das cópias em nitrato estão virtualmente completas e mais de dois terços das fitas têm tintura de cores.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições