Mais de duas toneladas de drogas já foram apreendidas em 2011

Mais de duas toneladas de drogas já foram apreendidas em 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:37

No Ceará, as drogas apreendidas em 2011 já somam mais de duas toneladas. Dado que, segundo delegado de narcóticos Pedro Viana, representa mais que o dobro das apreensões no mesmo período de 2010. Ao todo, são 82 homens e 23 mulheres autuados em flagrante por tráfico de drogas, cuja pena de reclusão pode variar de cinco há 15 anos. “E há muitos casos de reincidência”, afirma o delegado.

Próximo domingo, 26, é comemorado o Dia Mundial de Combate às Drogas e, segundo Viana, o Ceará tem muito o que comemorar. “Houve uma mudança na gestão da segurança pública. Desde que assumiu a secretaria do estado, o Coronel (Francisco José Rodrigues Bezerra) tem dado bastante apoio aos policiais e tem investido na inteligência. Isso tudo tem contribuído para um melhor desempenho”, diz Viana.

Um caso que mostra a melhora na atuação policial, de acordo com o delegado, foi a apreensão de quase 700kg de maconha no último dia 17, na BR-116. Viana relatou que droga vinha do Paraguai e atravessou vários estados do país, entre eles Bahia e São Paulo, até chegar ao Ceará. “E somente aqui ela foi apreendida”, frisa Viana, chamando a atenção para fragilidade dos 16 mil km de fronteiras existentes no país que acabam por se tornar entradas “escancaradas” para o tráfico.

Viana falou ainda sobre o apoio que a Delegacia de Narcóticos (Denarc) tem recebido de outros órgãos, como Ministério Público e o Poder Judiciário, além da própria população. “Não tem como a polícia trabalhar só”, destaca. No que se refere às manifestações favoráveis à legalização do uso da maconha, o delegado diz que apesar do entendimento do Supremo Tribunal Federal ser o de liberdade de expressão, pessoalmente não concorda com a liberação das marchas. “A maconha é uma porta de entrada para uso de outras drogas”, afirma.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições