Mais de mil presos não retornam a presídios de SP após Dia dos Pais

Mais de mil presos não retornam a presídios de SP após Dia dos Pais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

Dos 21.474 presos que saíram das penitenciárias do estado de São Paulo por conta do benefício da saída temporária do Dia dos Pais, 1.143 não retornaram aos presídios. Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), dos mais de 2 mil presos que são monitorados eletronicamente e que foram beneficiados pela saída temporária, cerca 5% também não voltaram para as celas. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (23). Em 2010, segundo a SAP, o número de presos que saíram nesta data foi de 23.041. O índice de não retorno foi de 5,8%. Em 2011, o índice caiu para 5,32%.

A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais e depende de autorização judicial. De acordo com a secretaria, os condenados que cumprem pena em regime semiaberto, de bom comportamento, podem obter autorização para saída temporária da penitenciária por um prazo de até sete dias, cinco vezes ao ano. As datas previstas pela lei são Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Finados.

Os presos que não retornam à unidade prisional são considerados foragidos. Segundo a SAP, eles perderão automaticamente o benefício do regime semiaberto. Caso retornem ou sejam recapturados, voltarão ao regime fechado.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições