MENU

Manaus lança programa para combater fumaça de veículos e reduzir emissões de gases estufa

Manaus lança programa para combater fumaça de veículos e reduzir emissões de gases estufa

Atualizado: Sexta-feira, 15 Janeiro de 2010 as 12

O combate à emissão de gases de efeito estufa em Manaus ganhará reforço em 2010 com o lançamento de um programa municipal que irá promover operações sistemáticas de fiscalização em empresas de ônibus e transportadoras que mantêm frotas de veículos movidos a diesel, além de blitz nas principais e mais movimentadas ruas da cidade. O programa também tem como objetivo impedir as queimadas urbanas e conscientizar a população sobre a necessidade de melhoria da qualidade do ar.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus, Marcelo Dutra, explicou que as ações fazem parte de uma estratégia da prefeitura para diminuir a incidência de gases poluentes que causam danos ao meio ambiente.

Ontem, dia 14, a primeira blitz de combate à fumaça preta foi realizada na cidade por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas), com apoio de agentes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e da Guarda Municipal Metropolitana.

A ação, segundo o secretário, apresentou resultado positivo. "O balanço dessa primeira ação é positivo. Conseguimos vistoriar 64 caminhões, dos quais 13 foram notificados por apresentar potencial ofensivo e outros cinco autuados por estarem em total desacordo com a legislação", destacou.

Os caminhões autuados têm até 20 dias para apresentar à Semmas o laudo de opacidade, que atesta a realização do serviço de regulação do motor do veículo (necessário para impedir a emissão de poeira e de fumaça preta acima do que é previsto por legislação municipal e federal).

Além disso, todo veículo de grande porte precisa estar em dia com seu Certificado do Registro Cadastral, que deve ser renovado anualmente. As multas para quem desrespeitar a legislação podem chegar a R$ 30 mil. O veículo pode ser apreendido em casos de reincidência ou não pagamento de multa.

"As blitze vão ajudar Manaus a conhecer os níveis de poluição atmosférica da cidade e orientar as empresas a manterem programas de manutenções dos seus veículos, evitando a dispersão de poluentes", acrescentou Dutra.

A previsão da Semmas é de que pelo menos seis blitze de rua sejam realizadas ao longo deste ano, além das operações em garagens de empresas de transporte coletivo, transporte especial e transportadoras. A vistoria dos veículos em Manaus é feita com o uso de uma espécie de régua que permite a comparação de níveis de coloração de fumaça a partir da aceleração do veículo, identificando os emissores de fumaça acima do permitido.

Veículos movidos a diesel devem manter o sistema de injeção de combustível regulado. Quando parado no tráfego, o motorista não deve acelerar seu veículo desnecessariamente pois isso aumenta a emissão dos poluentes. Outra recomendação é a troca dos filtros de ar que, quando sujos, aumentam o consumo de combustível e a poluição da atmosfera.

veja também