MENU

Manaus registra morte de adolescente por dengue

Manaus registra morte de adolescente por dengue

Atualizado: Sábado, 5 Fevereiro de 2011 as 12:58

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) confirmou, nesta sexta-feira (4), a ocorrência de uma morte por dengue no Amazonas. A vítima era um adolescente de 14 anos. Ele foi atendido em um hospital em Manaus. Segundo a secretaria, o jovem apresentou um quadro atípico da dengue grave.

Ele foi diagnosticado com insuficiência renal aguda e acidente vascular cerebral isquêmico. De acordo com a secretaria, exames laboratoriais realizados pelo hospital apontam para provável associação com outra doença, a rabdomiólise, que compromete a musculatura do corpo e pode agravar quadros clínicos.

Dengue tipo 4

O Ministério da Saúde divulgou nota técnica, na última quinta-feira (3), sobre o segundo caso de dengue tipo 4 registrado no Amazonas. A doença foi diagnosticada em um bebê. A primeira pessoa com a dengue tipo 4 no estado foi registrada em janeiro deste ano. Os dois pacientes já receberam alta e passam bem. Os casos ocorreram em Manaus. Três casos suspeitos da doença no Amazonas estão sendo investigados.

A dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica. O sorotipo 4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.

veja também