Mantega espera que BC dos EUA diminua fluxo de recursos

Mantega espera que BC dos EUA diminua fluxo de recursos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

O ministro Guido Mantega (Fazenda) espera que o presidente do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, anuncie nesta quarta-feira que não vai fazer uma política de expansão monetária nos Estados Unidos.

O comentário foi feito, após o ministro ser questionado por jornalistas sobre a expectativa em relação ao anúncio que será feito nesta quarta-feira pelo presidente do Fed sobre a manutenção da taxa básica de juros e a política de recompra de títulos públicos.

De acordo com Mantega, o Bernanke deve falar se a política de expansão monetária vai continuar ou não.

"Eu espero que ele nos diga que não vai fazer o 'quantitative easing' [política de expansão monetária]. De modo a que tenhamos uma perspectiva de diminuir esse fluxo de recursos monetários que atrapalha vários países e inclusive causa inflação aqui no Brasil e em outros países emergentes", afirmou Mantega.

O comitê de mercado aberto do Fed está reunido desde ontem para deliberar sobre o assunto. Ao final do encontro, o presidente da instituição dará, pela primeira vez na história do Banco, uma entrevista coletiva para apresentar os resultados da reunião.

A expectativa da decisão do Fed fez o investidor ter mais cautela no inicio da sessão de negócios desta quarta-feira na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, cede 0,01%, aos 67.138 pontos. Ontem, a Bovespa fechou em alta de 0,26%.

Em relação à cotação do dólar, que é negociado na manhã de hoje por R$ 1,561, em um declínio de 0,19%, o ministro da Fazenda disse que é preciso esperar a fala de Bernanke para depois comentar o assunto.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições