MENU

Marco Maia ignora apelo de cientistas e quer votar Código Florestal

Marco Maia ignora apelo de cientistas e quer votar Código Florestal

Atualizado: Terça-feira, 26 Abril de 2011 as 9:44

A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) pediu formalmente nesta segunda-feira (25) à presidência da Câmara o adiamento da votação do projeto do novo Código Florestal. A entidade avalia que o tema precisa ser melhor debatido para que se produza uma legislação mais moderna e adequada. A presidente da SBPC, Helena Nader, entregou um estudo científico ao presidente da Câmara, Marco Maia, que, no entanto, reafirmou que a votação no plenário da Casa está mantida para a próxima semana, provavelmente nos dias 3 e 4 de maio.

O estudo entregue a Maia tem cerca de 130 páginas, engloba o resultado de mais de 300 trabalhos científicos e consolida a posição da categoria sobre o assunto. Apesar do apelo, está mantido o cronograma de apreciação do novo código.

Ministros

Nesta terça, três ministros comparecem a uma reunião com os líderes partidários para discutir aspectos da lei: Wagner Rossi, da Agricultura, Afonso Florence, do Desenvolvimento Agrário e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente. Espera-se que o governo uniformize uma posição política e mobilize sua base de apoio para a votação em plenário.

O texto que vai à votação na Câmara é o substitutivo de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), aprovado no ano passado por comissão especial. A aprovação, no entanto, não superou a polêmica que opõe ambientalistas e ruralistas. O novo Código Florestal ainda vai ao Senado.

veja também