Marcos Valério nega envolvimento em crimes fiscais, diz advogado

Marcos Valério nega envolvimento em crimes fiscais, diz advogado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Marcos Valério nega envolvimento em crimes fiscais, diz advogado

O publicitário Marcos Valério de Souza nega ter feito parte da quadrilha que extorquia empresários com débitos fiscais e fazia operações ilegais para o desembraço de mercadorias no Porto de Santos. Ele está preso em regime temporário na carceragem da Polícia Federal em São Paulo desde ontem (10), quando a Operação Avalanche, da PF, começou a desarticular o bando, que agia em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, informou hoje que antes de tomar conhecimento do processo, composto de 19 volumes e 4 mil páginas, não irá tomar nenhuma providência. Ele acredita que na próxima segunda-feira, ou no máximo terça, conseguirá ler as peças e separar a parte que se refere ao cliente dele.

Questionado sobre o envolvimento de Marcos Valério, o advogado afirmou que "ele alegou não ter tido nenhuma participação”, disse.

A acusação que pesa sobre Valério é de que ele agiu para neutralizar uma autuação por sonegação fiscal no valor de R$ 100 milhões contra a Cervejaria Petrópolis, desqualificando os fiscais que aplicaram a penalização (Eduardo Friedman e Antonio Carlos) por meio de falsas denúncias que originaram a instauração de inquérito policial na Polícia Federal em Santos.

Com a ajuda de um sócio, Rogério Tolentino, Valério teria coordenado o plano, que contava ainda com a participação dos advogados Ildeu da Cunha Pereira, Eloá Leonor da Cunha Velloso e dos policiais federais Paulo Endo e Daniel Ruiz Balde, ambos aposentados, além do delegado Silvio Oliveira Salazar. Além disso, o empresário mineiro teria oferecido dinheiro a jornalistas e empresas de comunicação para desmoralizar publicamente os fiscais, acusados indevidamente de praticar crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições