MENU

Material radioativo é transferido para novos tambores em Caetité, Bahia

Material radioativo é transferido para novos tambores em Caetité, Bahia

Atualizado: Quinta-feira, 26 Maio de 2011 as 4:04

De acordo com informações de um funcionário das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), a carga de material radioativo liberada na última sexta-feira (20) já está na usina em Caetité,  a 757 km de Salvador, e passa por um processo de entamboramento desde quarta-feira (25).

No procedimento, segundo o funcionário, o material é transferido dos tambores nos quais estavam, que eram antigos e pequenos, para novos tambores, que seguem o padrão estabelecido internacionalmente. A previsão é de que toda a carga seja rearmazenada entre 10 e 15 dias. O Ibama e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM) acompanham a ação.

Entenda o caso

Pelo menos duas mil pessoas do município de Caetité bloquearam a passagem de nove carretas com material radioativo na madrugada de segunda-feira (16), temendo conter lixo radioativo. Desde então, o presidente da INB, Alfredo Tranjan, tenta explicar e convencer a população de que a carga se trata de concentrado de urânio, segundo ele, mesma matéria produzida na mina.

A frota com material radioativo teve que ir para o município de Guanambi, sendo liberada do pátio da Polícia Militar após um acordo realizado na tarde de quinta-feira (19).          

veja também