MENU

Médicos de SP anunciam suspensão de atendimento a planos de saúde

Médicos de SP anunciam suspensão de atendimento a planos de saúde

Atualizado: Quarta-feira, 10 Agosto de 2011 as 12:49

A Comissão Estadual de Mobilização Médica para a Saúde Suplementar divulgou na manhã desta quarta-feira (10) o cronograma de suspensão temporária de atendimento eletivo a 12 planos de saúde no estado de São Paulo a partir do dia 1º de setembro. A categoria reivindica um aumento nos valores pagos pelos planos pelas consultas e questiona a interferência das operadoras na autonomia dos médicos. Os anestesistas também participarão do protesto.

Desde abril, os médicos tentam negociar vários planos de saúde, porém não teriam conseguido avançar com os seguintes planos: Ameplan, Assefaz, Cetesb, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Green Line, Intermédica, Mediservice, Notredame, Porto Seguro, Prosaude, Vale e Volkswagen. Os 12 planos possuem por volta de 3 milhões de usuários no estado.

De acordo com os médicos, Care Plus, Cesp e Marítima apresentaram suas propostas nesta terça-feira (9) e, por isso, foram excluídas da lista de convênios que vão sofrer retaliações.

O movimento garante que os atendimentos de urgência e de emergência serão mantidos.

Os planos Abet, Amil, Blue Life, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Cassi, Dix, Embratel, Fundação Saúde Itaú, Gama Saúde, Geap, Golden Cross, Medial, MPU, Petrobras, Prodesp, Sabesprev, Sul América e Metrus apresentaram propostas de negociação para a comissão. De acordo com os médicos, parte delas ainda não atende ao pleito da categoria, mas estão sendo analisadas. Essas empresas não serão afetadas pela suspensão de atendimentos.

Estratégia

A estratégia adotada pelos médicos é de parar o atendimento eletivo de algumas especialidades de acordo com o seguinte cronograma:

1 a 3 de setembro - Ginecologia e Obstetrícia

8 a 10 de setembro - Otorrinolaringologia

14 a 16 de setembro - Pediatria

19 e 20 de setembro - Ortopedia e traumatologia

21 a 23 de setembro - Pneumologia e tisiologia

28 a 30 de setembro - Cirurgia Plástica

Na Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), uma das entidades que representa os planos de saúde, ninguém havia sido encontrado até as 12h15 para comentar a suspensão temporária do atendimento.          

veja também