Médicos farão hoje cirurgia para retirar agulhas do coração e pulmão de criança

Médicos farão hoje cirurgia para retirar agulhas do coração e pulmão de criança

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

A equipe médica que acompanha a evolução do quadro clínico do menino de dois anos e sete meses que tem dezenas de agulhas no corpo e está internado no hospital Ana Neri, em Salvador, decidiu operar a criança na tarde desta sexta-feira (18).

De acordo com a coordenadora da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cardiopediátrica do hospital Ana Neri, Patrícia Guedes, a cirurgia será feita para retirar agulhas que atingiram o coração e o pulmão, porque elas causaram infecção e há risco de que elas se movimentem e ampliem as sequelas. Ainda não se sabe que horas a operação vai começar, mas a expectativa é que dure por volta de seis horas.

As tomografias de tórax, abdome e coluna, realizadas na última quinta-feira (17), mostraram que há entre 25 e 30 agulhas no corpo da criança. Duas delas atingiram o coração e uma perfurou o pulmão. Outras duas podem ter causado lesões no pulmão, por estarem muito próximas do órgão.

Patrícia afirmou que não é possível afirmar com certeza o total de agulhas, porque elas podem ter sido camufladas nos exames, atrás de outras agulhas ou escondidas por ossos. Os médicos, porém, trabalham com o número de 29 objetos. Segundo o diretor médico do hospital, Francisco Reis, o número de agulhas mapeadas seria 26.

Tratamento

Patrícia contou, também, que caso a cirurgia desta sexta-feira seja bem sucedida, devem ser realizados, na semana que vem, dois outros procedimentos do gênero: um para remover agulhas localizadas perto da coluna vertebral - pelo menos um objeto atingiu a coluna cervical - e outro para tirar agulhas na região abdominal que possam comprometer órgãos vitais. Há agulhas na região do fígado, dos dois rins, do intestino e da bexiga. Agulhas localizadas em regiões de menor risco não devem ser retiradas.

O menino passou a manhã consciente e brincando com um carrinho fornecido pela brinquedoteca do hospital. De acordo com Reis, o menino responde bem ao tratamento com antibióticos e antitérmicos, iniciado na tarde de quinta, mas seu estado ainda é considerado grave.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições