Médicos removem cânula de traqueostomia de Chico Anysio

Médicos removem cânula de traqueostomia de Chico Anysio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:51

Boletim médico do Hospital Samaritano divulgado nesta quinta-feira (17) informa que foi retirada a cânula da traqueostomia que o humorista Chico Anysio, 79, vinha usando para respirar. Segundo o hospital, onde ele está internado desde dezembro de 2010, "o paciente respira espontaneamente".

A traqueia é o canal de comunicação entre a laringe e os brônquios. Na traqueostomia, indicada em casos de internação prolongada, é feita uma incisão no pescoço do paciente por onde se insere um tubo artificial (cânula) que auxilia na respiração mecânica.

O comunicado assinado pelo médico Luiz Alfredo Lamy também informa que Chico Anysio vem ingerindo alimentos pastosos e segue fazendo fonoterapia para recuperar a fala. Seu quadro clínico, ainda segundo o hospital, é estável.

Chico chegou ao hospital no último dia 2 de dezembro, com falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana, e o comediante foi submetido a angioplastia - procedimento para desobstrução de artérias.

Durante o período pós-operatório, o humorista teve novo quadro de falta de ar, quando foi diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio). O humorista também sofreu de pneumonia.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições