Médicos varrem Avenida Paulista no Dia Mundial sem Tabaco

Médicos varrem Avenida Paulista no Dia Mundial sem Tabaco

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

O Dia Mundial sem Tabaco foi comemorado com ação na Avenida Paulista nesta terça-feira (Foto: Fabiano Correia/G1)                

Centenas de bitucas de cigarro sendo recolhidas por um grupo de pessoas com vassouras na mão. E dentre elas, médicos. Esse era o cenário encontrado pelos pedestres que passavam pela Avenida Paulista, em frente ao Conjunto Nacional, na manhã desta terça-feira (31), para celebrar o Dia Mundial sem Tabaco.

A doutora Valéria Martins, especializada nos males causados pelo cigarro, participou do evento. Com sua vassoura na mão, ela disse que além de fazer mal à saúde de quem fuma, os dejetos do cigarro ainda poluem as ruas da cidade. “As pessoas que jogam as bitucas nas calçadas estão poluindo o meio ambiente e deixando feia a paisagem”, disse a doutora. “É importante a conscientização para ajudarmos na limpeza da cidade”. Além do alerta sobre o descarte das bitucas, os médicos também atenderam à população que passava pelo Conjunto Nacional e que queria mais informações sobre o vício.

Para Cláudia de Cillo, da Rede Papel Bituca, a ação

é inovadora (Foto: Fabiano Correia/G1)

Rede Papel Bituca

A Rede Papel Bituca, ONG especializada na conscientização dos fumantes, entrou no mercado há cerca de um ano com o objetivo de dar um destino correto às bitucas de cigarro. Segundo Cláudia de Cillo, uma das gestoras do projeto, a ação é inovadora, já que a maior parte dos lugares não tem um ponto de coleta seletiva com o foco nas bitucas.

“Queremos que as bitucas não parem nos lixões de maneira inapropriada. Elas podem ser recicladas e se tornar diversos outros produtos, como cadernos, blocos e crachás”, disse Cláudia.

De acordo com a gestora, a cada 1200 bitucas recicladas, um caderno pode ser produzido. “Estamos tentando espalhar as bituqueiras pela cidade, mas, quem quiser guarder as suas e colaborar com a ONG, pode levar tudo para o nosso ponto de coleta”. A sede da organização, que também funciona como um ponto de coleta, fica na Rua Luiz Carlos Paraná, 17, na Zona Sul de São Paulo.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições