Megaoperação da PF combate extração ilegal em RO

Megaoperação da PF combate extração ilegal em RO

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

Uma quadrilha que atua na devastação da floresta amazônica e extração ilegal de minérios é o alvo da Superintendência Regional da PF (Polícia Federal), em Rondônia.  Nesta quinta-feira (16), a polícia faz uma operação para cumprir oito mandados de prisão temporária, além de 18 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e cooperativas de garimpeiros da região.

A operação também deve “sequestrar” 35 veículos e bloquear de contas bancárias dos investigados.

A extração de cassiterita ocorria na terra indígena Tenharim-Igarapé-Preto, um local de difícil acesso, nas divisas dos Estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Nos últimos cinco anos, de acordo com a PF, foram extraídas ilegalmente mais de 2,5 mil toneladas de cassiterita. O prejuízo calculado chega a mais de R$ 60 milhões, sem considerar o dano ambiental causado. São cerca de mil hectares degradados.

As investigações começaram em 2008. A organização criminosa está estabelecida na cidade de Ariquemes (RO). De acordo com a PF, a quadrilha é estruturada em diversos ramos, como o de suprimentos e transporte. Além disso, outros integrantes agilizavam a emissão de notas fiscais "frias" com cooperativas de garimpeiros da região, para facilitar a exportação ilegal.

Os suspeitos vão responder por receptação, formação de quadrilha, falsidade ideológica, usurpação de bem público da União e extração ilegal de minérios.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições