Meirelles diz que discutir autonomia do BC nas eleições é "legítimo"

Meirelles diz que discutir autonomia do BC nas eleições é "legítimo"

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, classificou na manhã desta segunda-feira (31) como legítima e bem-vinda a discussão sobre a autonomia do órgão levantada pelos pré-candidatos à Presidência da República. Recentemente, o pré-candidato do PSDB, José Serra, fez criticas ao Banco Central afirmando que a instituição ''não é a Santa Sé''. O tucano disse ainda que Banco Central deve ter autonomia ''dentro de parâmetros''. A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, e a pré-candidata do PV, Marina Silva, defenderam o autonomia do órgão.

''Acho que é muito positivo que a questão da autonomia venha ao debate. Existem experiências internacionais sobre isso. Não é uma discussão só do Brasil'', disse Meirelles, citando ainda que os bancos centrais inglês, europeu e americano são independentes.

Crise europeia

O presidente do BC disse que a crise europeia é objeto de preocupação de todos e que as medidas tomadas pelo banco central europeu para fornecer liquidez à Grécia e a outros países está sendo observado com muita atenção . Segundo ele, agora é momento de aguardar para saber quais serão os efeitos a curto e a médio prazo.

Fórum Exame

O presidente do BC participou na manhã desta segunda do 2º Exame Fórum, cujo tema é ''A Construção da 5ª Maior Economia do Mundo''. Além de especialistas em economia, estão previstas as presenças dos pré-candidatos à Presidência da República, Dilma Roussef e José Serra.

Por Maria Angélica Oliveira

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições