Mendes Ribeiro será novo líder do governo no Congresso

Mendes Ribeiro será novo líder do governo no Congresso

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

O deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) foi chamada para uma conversa na tarde desta quinta-feira no Palácio do Planalto. Sua indicação para a liderança do governo no Congresso será feita pela presidente Dilma Rousseff. A informação foi confirmada por uma fonte do governo e uma do próprio PMDB.

A escolha de Mendes Ribeiro é mais um sinal para tentar acalmar o clima na Câmara dos Deputados e principalmente no PMDB. Nomes de senadores chegaram a ser cotados para a vaga, mas como a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) já vem do Senado, a possibilidade desagradava os deputados.

O PMDB era um dos partidos mais insatisfeito por causa da ameaça do governo de não prorrogar o prazo das emendas parlamentares ao Orçamento de 2009, chamados de "restos a pagar". Ontem, após pressão do Legislativo, o governo decidiu prorrogar por mais 90 dias o prazo do pagamento das emendas.

A polêmica dos "restos a pagar" levou aliados a reclamarem de que o governo posava de "responsável", enquanto os deputados levavam fama de "perdulários'. Com isso, as votações no plenário não ocorreram em plena quarta-feira, dia de maior movimento no Congresso.

Os deputados argumentam que as emendas parlamentares ajudam o país economicamente, levando investimentos a municípios menores. É com as emendas que eles conseguem levar obras às bases eleitorais.A proximidade com as eleições municipais, no entanto, eleva o preço da barganha, já que muitos políticos desejam iniciar obras para viabilizar ou reforçar candidaturas em 2012.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições