Menino de 10 anos no RJ é primeira criança do Brasil a ter coração artificial

Menino de 10 anos no RJ é primeira criança do Brasil a ter coração artificial

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:48

Há 15 dias, o menino Patrick Horta Alves, de 10 anos, vive com um coração artificial, no Rio de Janeiro. Ele é a primeira criança no país a receber o dispositivo. A informação é do Instituo Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, na Zona Sul da cidade, onde Patrick está internado.

O menino tem miocardia restritiva, uma doença que faz o coração ficar tão fraco que não consegue bombear o sangue. Por isso, ele teve que ser conectado ao coração artifical.

Só que, no caso dele, o dispositivo não pode ser usado por mais de três meses.

A notícia foi publicada nesta quarta-feira (6), no jornal O Globo.

Menino aguarda transplante

O menino agora aguarda por um transplante de coração. Segundo o Ministério da Saúde, em todo o país há 230 pessoas na fila. O Instituo Nacional de Cardiologia informou que por conta da gravidade do caso de Patrick ele agora é o primero da fila no Brasil.

No caso de Patrick, por causa de sua idade, além de grupo sanguíneo compatível, o doador também precisa pesar, no máximo, entre 50 kg e 55 kg. A família dele é de Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições