Metrô de São Paulo amplia horário de funcionamento de duas estações

Metrô de São Paulo amplia horário de funcionamento de duas estações

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:51

O Metrô vai ampliar o funcionamento das estações Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2-Verde, a partir deste sábado (19). O horário de funcionamento das duas novas estações passará a ser realizado das 4h40 às 21h. O embarque atual é das 8h às 17h. As estações também funcionarão no novo horário aos domingos e feriados.

De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, a medida vai atender os usuários que precisam utilizar o serviço nos horários de pico da manhã e da tarde, o que favorece principalmente os que embarcam nas estações da CPTM na região do ABC, servida pela Linha 10-Turquesa, e fazem integração gratuita na estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde.

Ainda segundo a assessoria do Metrô, o horário de funcionamento das estações Tamanduateí e Vila Prudente não se estenderá até a 0h porque estão sendo realizados testes para a implantação de um novo sistema de sinalização, o Comunication Based Train Control (CBTC), entre as 21h e a 0h. Restam 300 horas de testes do sistema.

CBTC

Durante os testes, os técnicos reproduzem com os trens e equipamentos ações que ocorreriam na operação normal, mas as atividades devem ser executadas sem público. A rotina dos testes consiste em avaliar a velocidade de operação, distância mínima entre trens, tempos de percurso, tempo de parada nas estações, interface com as portas de plataforma e manobra (quando um trem passa de uma via para outra a fim de retornar).

As estações Vila Prudente e Tamanduateí permanecerão com o horário de funcionamento diferenciado até a avaliação de todos os itens do novo sistema de sinalização. Depois de simuladas todas as possíveis condições operacionais, o Metrô espera que o CBTC permita que o intervalo de tempo entre trens seja reduzido em 20%, ampliando a capacidade de transporte e diminuindo o tempo de espera para embarque.

Fim da Ponte Orca no trecho

Com a nova extensão do horário nas estações Tamanduateí e Vila Prudente, o serviço "Ponte Orca" (com micro-ônibus fazendo o trajeto entre as estações Tamanduateí e Sacomã) não será mais disponibilizado aos usuários, já que o funcionamento era até as 21h e esse horário agora é atendido pelo Metrô.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições