Metrô de SP tenta identificar causa de mau cheiro na Linha 2-Verde

Metrô de SP tenta identificar causa de mau cheiro na Linha 2-Verde

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

Cheiro independe do horário, da lotação ou da higiene

dos passageiros (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

  Passageiros da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo reclamam de mau cheiro em algumas das novas composições. Reclamações sobre um odor típico de urina, independentemente do horário, da lotação ou da higiene pessoal das pessoas, são feitas diariamente à companhia. Até agora, o Metrô não identificou o causador desse odor.

Quem usa os trens diariamente já tem o ar condicionado como principal suspeito, embora não exista comprovação para tanto. O Metrô informa que técnicos da empresa estão pesquisando a origem do problema. Até que o diagnóstico seja concluído, não há previsão para iniciar um tratamento nos vagões afetados. Sobre o ar-condicionado em especial, o Metrô assegura que substitui os filtros do equipamento mensalmente, conforme orientações do fabricante.

Mais do que o ar-condicionado, são os materiais plásticos e as resinas que encabeçam a lista de “suspeitas” para a causa do cheiro de urina em parte dos novos trens da Linha 2-Verde. O polímero ureia-formaldeído tem ampla utilização industrial e, quando aquecido, pode liberar como residual um odor bastante característico, semelhante ao de urina.

Outra possível fonte do problema são os freios das composições que, aquecidos, liberariam mau cheiro. Nenhuma das hipóteses, no entanto, explica por que em apenas parte, não na totalidade da nova frota, o mau cheiro é tão evidente. Os novos trens começaram a circular em março de 2009.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições