Mexicano Hernán Lara Zavala recebe Prêmio Real Academia Espanhola

Mexicano Hernán Lara Zavala recebe Prêmio Real Academia Espanhola

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

O escritor e editor mexicano Hernán Lara Zavala recebeu nesta terça-feira na cidade mexicana de Guadalajara o Prêmio Real Academia Espanhola (RAE) de 2010 por seu romance "Península, Península", uma obra ambientada no século XIX, durante a Guerra de Castas na península de Iucatã.

O romance, publicado pela Alfaguara em 2008, narra o longo e sangrento conflito entre os nativos maias e os descendentes de europeus (1847-1901) na península de Iucatã.

Estiveram presentes à entrega os diretores e presidentes das distintas Academias da Língua Espanhola, entre eles o mexicano José Moreno de Alba, assim como o presidente da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL), Raúl Padilla, e sua diretora, Núbia Macías.

A RAE foi representada por seu vice-diretor, José Antonio Pascual, e por seu vice-secretário, José María Merino, que leu a ata do júri que premiou o romance de Lara Zavala em 7 de outubro.

"É um romance admirável, esplêndido", que analisa "sem maniqueísmos" a Guerra de Castas, disse Merino, enquanto, para José Antonio Pascual, "Península, Península", é o romance que gostaria de ter escrito.

Ao receber o prêmio, dotado de 25 mil euros e uma medalha comemorativa, Lara Zavala se disse "emocionado e agradecido" pelo fato de a RAE ter distinguido uma obra que, como todas as suas, "pretende chegar ao coração dos leitores".

Lara afirmou que "Península, Península" é uma ponte que liga a península Ibérica à península de Iucatã, unindo México e Espanha.

Além disso, "Península, Península" foi agraciada no ano passado, por decisão unânime do júri, com o Prêmio Ibero-Americano de Novela Elena Poniatowska.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições