Milhares de peixes são encontrados mortos em rio no interior de SP

Milhares de peixes são encontrados mortos em rio no interior de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

Milhares de peixes apareceram mortos no Rio Atibaia na região de Paulínia, a 126 km de São Paulo. De acordo com os moradores, o problema ocorre há pelo menos dois dias.

Nas margens do rio, é possível ver os peixes lutando pela sobrevivência. Ao longo dele, milhares de peixes mortos descem com a correnteza, junto com a poluição.

A mortandade ocorre principalmente na região do minipantanal de Paulínia. Em três quilômetros do rio, é possível ver muitos lambaris e, principalmente, mandis mortos. Eles não servem de alimento para as garças, que só caçam peixes vivos.

Os pescadores estão indignados com a situação. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) investiga as causas do incidente. A poluição acumulada pela estiagem pode ter sido levada para as águas do Rio Atibaia após a última chuva - a vazão do rio aumentou quase sete vezes na ocasião.

A Prefeitura de Paulínia alega que a cidade trata 85% do esgoto coletado e afirma que vai entrar em contato nesta quinta-feira (23) com a Cetesb para discutir o que pode ser feito para evitar esta situação. O laudo que vai indicar a causa da morte deve sair em dez dias.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições