MENU

Minas Gerais tem 127 cidades em situação de emergência

Minas Gerais tem 127 cidades em situação de emergência

Atualizado: Quarta-feira, 11 Janeiro de 2012 as 9:56

Onze cidades entraram para a lista de municípios que decretaram situação de emergência em Minas Gerais por causa da chuva. De acordo com o balanço divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais nesta quarta-feira (11), o número chega a 127. Os municípios enfrentaram desde outubro, início do período chuvoso, temporais, enchentes, enxurradas e deslizamentos. O número de desalojados e desabrigados quase dobrou em relação ao balanço anterior. Já o número de feridos é cerca de três vezes maior.


As cidades que entraram para a lista nesta quarta-feira (11) são: Pescador e Goiabeiras, no Vale do Rio Doce,  Barão de Cocais, Santo Hipólito, Santa Cruz de Minas e Nazareno, na Região Central; Porto Firme e Senador Cortes, na Zona da Mata; Capitólio, Ibituruna e Ribeirão Vermelho, na Região Sul.

A Defesa Civil informou que 182 cidades no estado já foram afetadas pelas chuvas, atingindo mais de 2,8 milhões de pessoas. Destas, 25.514 estão desalojadas e 2.495 desabrigadas. O número de feridos chega a 119. Nesta quarta-feira (11), o órgão confirmou 15 mortes e três pessoas desaparecidas em decorrência das chuvas. Desde outubro, 394 casas e 264 pontes ficaram destruídas.

Quando a situação de emergência é decretada pelas prefeituras, o município passa a receber ajuda emergencial, como cesta básica e colchões. A liberação de recursos financeiros depende da homologação do decreto pelo governo estadual e do reconhecimento pela União. 


Previsão do tempo
Apesar de o tempo abrir nesta quarta-feira (11) em boa parte de Minas, ainda há previsão de chuva. De acordo com o Instituto de Meteorologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a frente fria enfraquece em todo o estado.

No Triângulo Mineiro, nas regiões Oeste e Sul permanece a chuva nesta quarta, mas com menos intensidade. Já na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Central e demais regiões o sol deve aparece com pancadas de chuva à tarde e à noite. Mas, no domingo (15), a frente fria retorna a Minas Gerais e volta a chover forte, segundo a Cemig.

veja também