Ministério barra Homem Aranha e Os Simpsons no horário livre

Ministério barra Homem Aranha e Os Simpsons no horário livre

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O horário de exibição dos filmes de ação e séries de apelo adolescentes é alvo de restrição do Ministério da Justiça. No Diário Oficial da União de segunda-feira (7), o órgão negou pedido da Globo para reclassificar o filme Homem Aranha 3 como inadequado para menores de 10 anos.

Os programas são impedidos de serem veiculados na faixa de horário livre. A restrição do Ministério obriga a Globo, por exemplo, a apresentar o filme somente após as 20h e frustra os planos da emissora em exibi-lo na sessão Temperatura Máxima, nas tardes de domingo.

O SBT também foi impedido de apresentar alguns episódios da segunda temporada de Chuck, série sobre um espião, por conteúdo impróprio para menores de 12 anos. Em alguns capítulos, mostram consumo de drogas lícitas (álcool) e lesão corporal.

Porém, a emissora de Silvio Santos autoclassificou a série para 10 anos e exibiu toda a segunda temporada na faixa das 16h. Os episódios com problemas foram reeditados. Atualmente, o horário é ocupado pela novela mexicana As Tontas Não Vão para o Céu. A terceira temporada de Chuck ainda não está disponível para a TV aberta no Brasil.

Ainda no Diário Oficial, vários episódios de Chuck em DVD (e não na TV) foram vetados para menores de 14 anos.

Assim como o SBT, a Globo cortou cenas e conseguiu liberar vários episódios da 20ª temporada de Os Simpsons para a classificação de 10 anos (horário livre). Mesmo assim, o terceiro episódio não poderá ir ao ar antes das 20h, por conter linguagem chula e consumo de bebidas - segundo o Ministério.

Mais restrições

O SBT pediu a reclassificação da terceira, quarta e quinta temporadas da série Oz, produzida pela HBO americana entre 1997 e 2003 - a série é considerada imprópria para menores de 18 anos. O programa mostra o cotidiano de uma prisão americana com incrível realismo em cenas de violência e de sexo.

O Ministério da Justiça acatou e liberou toda a terceira temporada para as 22h. A quarta temporada, no entanto, teve dois dos 16 episódios vetados para menores de 18. E a quinta só poderá ter sete de seus oito capítulos exibidos às 22h.

Com informações de Daniel Castro, R7. Redação Adnews

Postado por Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições