Ministério da Saúde investe na formação de cuidadores de idosos

Ministério da Saúde investe na formação de cuidadores de idosos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

A população idosa brasileira é a sexta mais numerosa do mundo. São 18 milhões de cidadãos acima dos 60 anos, de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz. Diante do aumento da expectativa de vida e da necessidade de orientar as pessoas que lidam com a terceira idade, o governo federal lançou o Guia Prático do Cuidador .

Produzido pelo Ministério da Saúde, o manual, lançado na quarta-feira, 11 de junho, em Brasília, traz ilustrações e uma linguagem de fácil entendimento, que permitem aos profissionais da Saúde dar orientações às pessoas que cuidam de idosos, além de proporcionar mais segurança a esses trabalhadores. O material explica, por exemplo, como proceder em caso de engasgo, queda ou maus-tratos.

"O guia vai induzir as Secretarias Estaduais e Municipais a dar mais atenção às pessoas que até então estavam invisíveis, dentro das suas casas, cuidando de seus parentes, muitas vezes, incapacitados. Essas pessoas precisam de maior apoio e de serem cuidadas", disse o coordenador de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, José Luís Telles, em entrevista à Agência Brasil.

A princípio, serão distribuídos 30 mil exemplares às coordenações estaduais de Saúde do Idoso, nas capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes e nas escolas técnicas em saúde do Sistema Único de Saúde. De acordo com Telles, a meta do ministério é produzir mais 50 mil exemplares no próximo ano.

A expectativa também é que o guia ajude na prevenção da violência contra idosos."O guia está trazendo propostas muito importantes para a formação das pessoas. Hoje, um dos investimentos mais importantes em relação à violência contra o idoso é a formação de cuidador", avaliou a professora titular e coordenadora científica do Centro Latino-americano de Estudos sobre Violência e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Maria Cecília Minayo.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições