Ministério Público prepara ação penal contra Chevron

Ministério Público prepara ação penal contra Chevron

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

AFP

Procurador anunciou que apresentará nos próximos dias a medida contra a Chevron após confirmação do vazamento no Campo do Frade

O Ministério Público Federal prepara uma ação penal contra a empresa americana Chevron por um novo vazamento de petróleo em uma área afetada por um problema similar em 2011, que forçou a multinacional a suspender sua produção no Brasil.

Leia também: Executivos da Chevron são impedidos de deixar o Brasil

 

 

Plataforma da Chevron na Bacia de Campos (Foto de arquivo 18/11/2011)

Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

 

O procurador Eduardo Santos de Oliveira, do Ministério Público Federal de Campos, anunciou que apresentará nos próximos dias a medida contra a Chevron após a confirmação do vazamento no Campo do Frade, em águas profundas do Estado do Rio de Janeiro.

A empresa, que foi multada e impedida de realizar atividades de perfuração no Brasil após o acidente de novembro, informou que o novo vazamento foi de apenas cinco litros, mas as autoridades suspeitam de um derramamento maior. "O vazamento pode ter sido causado ou precipitado pelo excesso de pressão. Não sabemos quanto petróleo vazou", destacou o procurador.

Ele não informou se a empresa será processada por crimes ambientais ou se pedirá a suspensão das operações, como solicitou sem êxito há alguns meses após o primeiro vazamento, que jogou quase 3 mil barris de petróleo no Atlântico.

Na quinta-feira, a Chevron anunciou que pediu permissão para suspender sua produção de forma temporária, ao mesmo tempo que realiza novos estudos geológicos para conhecer melhor a região.

O vazamento começou em 4 de março, mas a origem só foi detectada na terça-feira. O ponto de fuga foi localizado a 3 km do local do primeiro acidente.

A Chevron não informou se os casos estão relacionados, mas o delegado Fabio Scliar considera muito provável que o vazamento mais recente seja consequência do derramamento anterior.

Mais sobre o caso: ANP diz que há novo vazamento da Chevron na Bacia de Campos Para Ibama, trata-se de uma ocorrência natural
Minc afirma que faltou transparência por parte da ChevronMi
ANP quer mais dados para suspensão de produção da Chevron
Perfuração pode ter causado hecatombe, diz delegado da PF


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições