Ministra nega que Bolsa Família gere acomodação a beneficiários

Ministra nega que Bolsa Família gere acomodação a beneficiários

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, rebateu nesta quinta-feira críticas ao programa Bolsa Família e negou que o benefício gere acomodação ou desestimule a busca por emprego.

''Essa ideia de que o Bolsa Família acomoda ou vicia não tem cabimento. Vivemos sob preconceito, e para as famílias pobres sobram rótulos'', disse ela em entrevista ao programa de rádio ''Bom Dia, Ministro''.

Márcia argumentou que 77% dos beneficiários do programa trabalham, no mercado formal ou informal, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). ''É um indicativo de que as pessoas não se acomodam, o que acontece em muitos casos é a desinformação.''

Mesmo depois de conseguir um emprego, inclusive com carteira assinada, o beneficiário tem o direito de permanecer no programa por até um ano, até a reavaliação da renda familiar. Se o rendimento ultrapassar o limite mensal de R$ 140 per capita, o benefício é cancelado.

A ministra disse que o ministério também registra casos de beneficiários que abrem mão do Bolsa Família depois de conseguirem emprego. ''São mais de 2 milhões de cartões devolvidos por conta da inserção em outros trabalhos e a saída da pobreza.''

De acordo com ela, o governo aposta na coordenação do Bolsa Família com outros programas sociais e de inclusão produtiva, como na área de economia solidária e projetos de qualificação profissional, para garantir a ''porta de saída para os beneficiários''.

Questionada sobre a expansão do número de beneficiários do Bolsa Família em ano eleitoral, Márcia disse que o governo está ''cumprindo sua responsabilidade'' com as políticas sociais e que a liberação de cursos cumprirá todos os critérios do programa.

''Estamos seguindo rigorosamente a Lei Eleitoral, mas temos que dar continuidade aos programas. As famílias estão nos municípios e demandam auxílio''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições