MENU

Ministro diz que é preciso melhorar qualidade das exportações

Ministro diz que é preciso melhorar qualidade das exportações

Atualizado: Terça-feira, 3 Maio de 2011 as 8:10

Após anunciar números recorde da balança comercial, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) afirmou que é preciso melhorar a qualidade dos produtos exportados.

Ele ressaltou que medidas tributárias, fiscais e de financiamento devem ser anunciadas neste mês para incentivar a exportação de produtos industrializados.

"Estamos praticamente na fase final da política de desenvolvimento produtivo e, na verdade, vamos mudar o foco para ser uma política de desenvolvimento da competitividade", explicou Pimentel.

Segundo ele, a importância de incentivar a exportação de manufaturados é aumentar a geração de empregos no Brasil.

Apesar de reconhecer que o real valorizado não ajuda as exportações brasileiras, ele disse que os números anunciados hoje mostram que a taxa de câmbio não inviabiliza a economia.

O governo anunciou a revisão para cima da meta de exportação para 2011, de US$ 228 bilhões no ano para US$ 245 bilhões.

CONSUMO INTERNO

Embora as importações de produtos industrializados estejam crescendo a um ritmo maior do que as exportações desses produtos, o secretário executivo do Ministério, Alessandro Teixeira, negou que haja um processo de desindustrialização no Brasil.

De acordo com ele, há aumento de produção e produtividade da indústria. "Alguns setores enfrentam problemas, mas isso não pode ser generalizado", afirmou. Teixeira explicou que "o aumento das importações decorre de um aumento do consumo interno, e não de uma substituição do produto nacional pelo estrangeiro".

veja também