Misto de Bieber e Eminem, rapper de sete anos faz sucesso no YouTube

Misto de Bieber e Eminem, rapper de sete anos faz sucesso no YouTube

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

"Tive de cortar o cabelo porque falaram que eu era parecido com o Justin Bieber / E o rap não tem nada de fofo, capisce?"

Os versos acima são do mais novo fenômeno do YouTube: um garoto de 7 anos, branco, loiro e metido a rapper que atende pelo apelido de MattyB.

Mistura do próprio Bieber com Eminem, o menino da cidade Atlanta, nos EUA, colocou seu canal pessoal entre os dez mais acessados do mês de novembro no portal de vídeos. O sucesso não é por acaso: ele protagoniza clipes divertidos, sempre cantando seus próprios raps em cima de hits de artistas pop como Rihanna, Ke$ha e Katy Perry.

A diferença é que em vez de rimar sobre drogas, luxúria e consumismo, como os rappers costumam fazer nesse tipo de "participação especial", MattyB fala sobre a escola, brinquedos e o preconceito de não ser levado a sério por cantar rap tão cedo. "Minha principal influência musical é o meu primo Marsraps, que mora com a minha família. Ele é um artista de hip hop e produz e grava suas próprias músicas", comenta o pequeno rapper, em entrevista ao G1.

MattyB faz parte de uma geração que, assim como Bieber no começo de sua carreira, usa o YouTube para exibir seus dotes artísticos (veja uma seleção no infográfico abaixo). Mas, se há três anos bastava para os aspirantes à fama se filmarem tocando violão em frente a uma webcam, MattyB mostra que, para chamar a atenção na rede agora, é preciso ser um artista completo: ele canta, dança e atua em clipes bem editados, com cenas externas, carros de luxo e a colaboração de vários amigos e familiares.

Guerra dos sexos no playground

Na cover de MattyB para "Whip my hair", da também sensação juvenil Willow Smith - filha do ator Will Smith -,  colegas e vizinhos do garoto simulam uma guerra dos sexos no playground. "Gosto de andar de skate, jogar videogame e beisebol e sair com os meus amigos", comenta MattyB, ao ser perguntado sobre seus hobbies.

Seu pai, um empresário aposentado de 46 anos chamado Blake Morris, explica que o filho é quem compõe as próprias rimas, que chamam a atenção pela ironia e pela melodia. MattyB também conquista pelo carisma, ao exibir todos os trejeitos clássicos de um rapper, como o de dar tapinhas nos ombros quando canta sobre algo que despreza.

"Seu primo o ajuda na melodia, mas é Matt quem toma a decisão final do tema", ressalta Morris, que recentemente esteve com o filho em Nova York e Los Angeles para reuniões de negócios.

"Há muito interesse da imprensa e de empresários. Alguns artistas também já o mencionaram: Ashton Kutcher ‘tuitou’ e colocou um vídeo dele em seu Facebook’, comenta Morris. "Gravar um álbum é o nosso maior objetivo para 2011", completa.

Fã de electro pop

MattyB ainda não faz shows e seu pai espera que isso aconteça após o lançamento de um single próprio.

Ele diz que sua música predileta do momento é "Like a G6", pancada electro pop do quarteto Far East Movement. Também afirma, sem modéstia, que os vídeos que mais gosta de assistir no YouTube são os dele mesmo. "Gosto de ‘Whip my hair’ e ‘What’s my name’ porque tem os meus amigos neles", justifica.

Curiosamente, durante toda a entrevista MattyB não falou nada sobre rap. Ao final da conversa, explicou o motivo. "Não tenho permissão para ouvir muito rap, mas gosto muito do [cantor de r&b] Bruno Mars". Peculiaridades de um rapper de 7 anos.

Confira os vídeos de MattyB em seu canal no YouTube: http://www.youtube.com/user/MattyBRaps

Por: Gustavo Miller

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições