'Mizael está escondido em Guarulhos', diz advogado de ex de Mércia

'Mizael está escondido em Guarulhos', diz advogado de ex de Mércia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

Mizael Bispo de Souza, principal acusado de assassinar a ex-namorada Mércia Nakashima, está escondido na casa de pessoas conhecidas em Guarulhos, na Grande São Paulo, afirmou nesta quarta-feira (8) um de seus advogados, Samir Haddad Júnior.

Mizael e o vigia Evandro Bezerra Silva, outro que responde pela morte da advogada, são procurados pela Polícia Civil desde a tarde de terça (7), quando tiveram a prisão decretada pela Justiça de Guarulhos, na Grande São Paulo. O juiz ainda determinou que os réus sejam levados a júri popular. Mizael e Evandro negam o crime.

“O Mizael está em Guarulhos. Ele não deixou a cidade. Ele está escondido na casa de conhecidos. Ele não é foragido. Foragido é quem foge da prisão. Ele está sendo procurado, mas foi orientado por sua defesa a não se apresentar porque não há fato novo que tenha motivado a prisão no nosso entender”, disse Haddad Júnior por telefone ao G1 . "Mizael soube que a polícia estava atrás dele por meio de vizinhos quando ele estava no fórum de Itaquaquecetuba".

O outro advogado de defesa de Mizael é Ivon Ribeiro. A reportagem não localizou o advogado José Carlos da Silva, que defende Evandro, para comentar o assunto.   Na sua sentença, o juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano seguiu o pedido de prisão do Ministério Público. No entender do magistrado, há “indícios suficientes de autoria” de Mizael e Evandro no assassinato de Mércia, que são “evidenciados pelas provas oral e documental”, para decretar a prisão deles. O magistrado relacionou, em sua decisão, ao menos 12 indícios da participação deles no crime.

De acordo com o promotor Rodrigo Merli Antunes, os acusados também constrangeram testemunhas e tentaram forjar provas. As defesas dos acusados devem entrar com recursos nas próximas semanas no Tribunal de Justiça de São Paulo contra a pronúncia dos réus e a decretação da prisão.

Polícia Federal

A Polícia Federal também foi acionada para tentar ajudar a prender os acusados de matar Mércia Nakashima, afirmou o delegado Antonio de Olim, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na manhã desta quarta-feira (8). Segundo Olim, o objetivo da PF será o de vigiar aeroportos e fronteiras para impedir qualquer fuga do Brasil.

O delegado também declarou que vai prender quem ajudar os acusados de matar Mércia Nakashima a fugir. De acordo com o delegado do DHPP, além de Mizael, Evandro também estaria escondido em Guarulhos.   “Os acusados fugiram cerca de 40 minutos depois de chegarmos às residências onde eles disseram que estariam. Recebemos os mandados de prisão na tarde de ontem [terça], mas quando chegamos às suas casas, os dois já haviam fugido. Com certeza, foram avisados por alguém”, afirmou o delegado Olim.

Réus

Mizael tem 40 anos, é advogado, policial militar reformado, ex-namorado e ex-sócio de Mércia. Ele é apontado como o mentor do crime. Foi acusado de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) e ocultação de cadáver. Segundo o Ministério Público, ele matou a advogada por ciúmes, já que não aceitava o fim do relacionamento.

Evandro, 39 anos, trabalhava como vigilante em feiras livres para Mizael, e teria ajudado o advogado a cometer o assassinato. Ele responde por homicídio duplamente qualificado (emprego de meio insidioso ou cruel e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima) e ocultação de cadáver. De acordo com o promotor Rodrigo Merli Antunes, o vigia foi denunciado como partícipe porque sabia das intenções homicidas de Mizael e aceitou colaborar com a prática do crime.

Desaparecimento

Mércia desapareceu da casa dos avós em Guarulhos, em 23 de maio, quando saiu de carro. Após a denúncia feita por um pescador, o veículo e o corpo dela foram encontrados por bombeiros em uma represa de Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, nos dias 10 e 11 de junho, respectivamente.

Não é a primeira vez que Mizael e Evandro têm a prisão decretada pela Justiça. O mesmo juiz chegou a determinar a preventiva deles em 3 de agosto. O advogado chegou a fugir e depois conseguiu a liberdade por conta de um habeas corpus do TJ-SP. O vigia chegou a ser preso em 9 de julho, quando afirmou que Mizael matou Mércia por ciúmes e falou que o ajudou a fugir da represa. Dias depois, revelou numa carta ao G1 que foi torturado por policiais para confessar um crime que não cometeu. Os desembargadores revogaram a prisão de Evandro em 9 de agosto.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições