Montadoras instaladas no Rio dão férias coletivas para não demitir empregados

Montadoras instaladas no Rio dão férias coletivas para não demitir empregados

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

O cenário de retração de demanda, provocado pela crise financeira internacional, que diminuiu o crédito nos mais variados  setores, tem afetado de forma significativa o setor automobilístico. Diante disso, as montadoras de automóveis instaladas no estado do Rio de Janeiro têm optado pelas férias coletivas para não demitir funcionários.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus Ltda informou que, até o momento, não houve demissões. Os funcionários ligados à produção, que estavam de férias desde o dia 17 de dezembro, retornaram ao trabalho no dia dia 12 de janeiro. Os da área administrativa já haviam voltado no dia 5 deste mês. “Por enquanto, esse é o status da empresa”, afirmou a assessoria de imprensa da fábrica, que se localiza em Resende e tem cerca de 5 mil empregados.

Na Peugeot-Citroën, instalada no município de Porto Real, o nível dos estoques está acima do normal. Diante disso, a montadora optou por antecipar as férias coletivas de 2009 para manter seu efetivo. O período de férias será de 26 de janeiro a 24 de fevereiro. A empresa já havia concedido férias coletivas entre 8 de dezembro e 5 de janeiro.

A assessoria de imprensa da Peugeot-Citroën do Brasil informou que, embora o mercado de veículos tenha tido resultado positivo no acumulado do ano passado, a companhia enfrentou no Brasil queda de 25% nas vendas, em novembro, e de 20% em dezembro, em comparação com os mesmos meses de 2007.

De acordo com a assessoria, a empresa considera que as medidas de apoio ao setor automotivo, como a redução temporária do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), poderão vir a amenizar o cenário desfavorável. A montadora ressaltou, no entanto, que mesmo com as medidas o mercado doméstico permanece com desempenho inferior às expectativas. A Peugeot-Citroën tem atualmente 4 mil empregados.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições